August 03, 2022

UM POUCO DE POESIA SIDERAL

Todo mundo explica tudo sobre astronomia, a insignificância do ser humano frente às grandes estruturas do Universo. Não faremos aqui mais do mesmo. Listaremos apenas algumas coisas que, de tão estranhas e singulares, por si só são como um poesia sideral.

GRANDE MURALHA HÉRCULES CORONA BOREALIS

A Grande Muralha Hércules-Corona Borealis (Her-CrB GW) é um imenso grupo de galáxias que mede mais de 10 bilhões de anos-luz, centrado na fronteira das constelações Draco e Hércules, descoberta em novembro de 2013, através de um mapeamento astronômico de explosões de raios gama que ocorrem no universo distante, usando dados da missão Swift Gamma-Ray Burst, sendo esta a maior estrutura conhecida do universo observável.

CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DO HER-CRB GW

NEBULOSA DO BUMERANGUE

A Nebulosa do Bumerangue é uma protonebulosa planetária na constelação de Centaurus localizada a 5000 anos luz da Terra. É uma estrela — ou sistema estelar — que está evoluindo para a fase de nebulosa planetária. A Nebulosa do Bumerangue é um dos objetos peculiares do universo. Em 1995, usando o Telescópio Submilimétrico do European Southern Observatory, descobriu-se que a sua temperatura é de tão somente 1 K (-272 °C) — um grau acima do zero absoluto — a temperatura mais baixa conhecida no Universo, fora de um laboratório. É o único objeto astronômico conhecido cuja temperatura é inferior à da radiação cósmica de fundo em micro-ondas.

FOTO DA NEBULOSA DO BUMERANGUE, TIRADA POR UM PROJETO NASA/ESA